Consumidor 4.0: Prepare sua empresa para atendê-lo

Entenda as principais características do consumidor atual e como sua empresa pode se adaptar a ele

10/11/2021


A era da transformação digital trouxe mudanças muito profundas na sociedade atual que, consequentemente, impactam o consumo. Com isso, surge o consumidor 4.0, que é caracterizado pelo alto nível de exigência, pelo total controle do digital e pelo fácil acesso à informação.

Quer saber se sua empresa está pronta para atender esse tipo de consumidor? Continue a leitura:


Quem é o consumidor 4.0?

Para entender o consumidor 4.0, precisamos entender os que vieram antes dele. Os consumidores 1.0, 2.0 e 3.0 também têm características bem específicas, que foram “evoluindo” ao longo do tempo. 

  • Consumidor 1.0: Devido à simplicidade das tecnologias da época, o consumidor 1.0 priorizava apenas as especificações técnicas do produto. Não existia um relacionamento entre empresa e cliente ou muitas segmentações. O foco da empresa era vender e o do cliente era comprar. 

  • Consumidor 2.0: Com o aumento da concorrência, nesse período, as empresas precisavam mostrar quais os diferenciais do seu produto em relação aos demais. O cliente começa a ficar mais exigente, afinal, existem mais opções e ele, agora, precisa escolher qual delas é a melhor. 

  • Consumidor 3.0: A exigência do consumidor cresce ainda mais. Agora, ele precisa se sentir incluído nas narrativas da empresa. Mais do que apenas consumir algo, o consumidor 3.0 prioriza posicionamentos e um relacionamento mais íntimo com a marca. 


Finalmente, chegamos ao atual consumidor 4.0. Ele é muito próximo ao anterior, mas com uma nova característica: a tecnologia advinda da transformação digital

Seus principais traços, como já citados, são alto nível de exigência, total controle do digital e fácil acesso à informação. Então, além de exigir personalidade, posicionamento e opiniões alinhados aos seus, o consumidor 4.0 exige uma comunicação e relação mais digitalizada com a marca.


Como posso preparar minha empresa para o consumidor 4.0? 

Como podemos notar, o que o consumidor atual deseja é uma experiência diferenciada com a marca. Por isso, estratégias de aproximação são fundamentais. Aproxime-se do seu público, saiba do que ele gosta para oferecer o produto que atenda às suas necessidades. 

Além disso, é imprescindível que a empresa mostre que está adequada ao ambiente digital. Esse novo consumidor vive em um mundo imediato, versátil e tecnológico. Por isso, fique atento se a sua empresa se encaixa nesses quesitos. 

É preciso mais do que digitalizar sua empresa, é necessário promover uma transformação digital! E, para isso, você pode contar com a Arquivoteca


Bem-vindo à era pós-digital! 


mtvendas@arquivoteca.com.br | comercial@arquivoteca.com.br 

(67) 3378-3100 | (65) 3611 7999

Comentários

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Se Inscreva

Coloque o seu e-mail e receba a nossa Newsletter

conteudos