Tendências de digitalização para você ficar de olho

Conheça quais são as inovações que podem ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados.

11/05/2021


A inovação é a palavra de ordem para as empresas que querem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Se a transformação digital já vinha nos apresentando novas tecnologias e novas maneiras de trabalho, a pandemia de coronavírus potencializou ainda mais essas tendências de digitalização. 

Os consumidores já se tornaram digitais e as empresas precisam se adaptar a essa realidade para continuar atuando. Muitas vezes, tais transformações passam pelas estruturas e pelo modelo operacional dos negócios, mas é preciso ficar atento para reagir às tendências e conquistar cada vez mais clientes. 

Neste artigo, falaremos sobre 5 tendências de digitalização no Brasil que você deve conhecer. Confira!


1. Ensino híbrido

É fato que o ensino a distância já existia e era uma grande aposta em nosso país, mas também é incontestável que a pandemia e as suas restrições potencializaram a sua aplicação, indo desde o ensino infantil básico até o nível superior. 

Certamente, com a flexibilização das medidas contra a Covid-19, os encontros físicos e as salas de aula tradicionais voltarão a funcionar, mas a tendência é que haja uma mistura entre o modelo presencial e o online: o chamado ensino híbrido. 

Nesse formato, os alunos possuem a “liberdade” do digital sem deixar de lado as interações sociais, tão importantes principalmente na infância. 


2. Saúde digital (e-Health)

A era da tecnologia também fortaleceu a relação entre médico e pacientes, especialmente durante a pandemia - em que os cuidados com a saúde não puderam parar, mas tiveram que ser reinventados. 

A prática da telemedicina foi liberada durante todo o tempo que durar a crise sanitária causada pelo coronavírus, mas a tendência é que ela continue mesmo depois que tudo voltar ao “normal”. 

A ampla disponibilidade de soluções em tecnologia e adesão da população às teleconsultas e à chamada saúde digital oferece um cenário bastante positivo para esse mercado. Prova disso é o grande número de health techs criadas, nacional e mundialmente, visando a promoção da saúde e do bem-estar da população. 


3. Judiciário remoto

Uma das áreas que apresenta altos níveis de burocracia é o setor judiciário. É certo que houve uma modernização dos processos nos últimos anos, mas ainda existe uma quantidade significativa de ações e litígios que são feitos apenas no papel. 

A disponibilização de uma plataforma de videoconferência foi fundamental para que as audiências pudessem continuar sendo realizadas, mesmo no período de quarentena. 

Dessa forma, a transformação digital nos mostra que os processos judiciais podem vir a se tornar 100% eletrônicos em um futuro próximo, com a integração entre os tribunais e o uso de inteligência artificial para automatizar os processos que hoje são feitos por humanos. 


4. Atendimento online + experiência do usuário

Diversas são as formas de estabelecer uma relação mais próxima com o seu consumidor - e com certeza as ferramentas digitais estão entre as mais efetivas. Os limites entre o online e o offline são cada vez menos evidentes, o que demonstra novamente que o comportamento dos consumidores tem se modificado continuamente. 

E-mails, aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp e Telegram), chatbots e chamadas de vídeo são apenas alguns dos exemplos que podem facilitar o atendimento online, com foco na personalização do contato e em proporcionar uma boa experiência ao cliente. 


5. Documentos digitais e assinatura eletrônica 

Essa também não é nenhuma novidade: a utilização de documentos digitais já vem sendo feita há alguns anos. No entanto, o cenário atual mostrou para muitas empresas que seus processos podem se tornar menos burocráticos e mais rápidos com esse recurso. 

Por meio da computação em nuvem, tudo fica salvo em um ambiente digital e seguro, sem riscos de extravio. Além de facilitar a gestão documental, isso reduz o desperdício de papel, dinheiro e tempo. 

A assinatura eletrônica também é um ferramenta essencial para as empresas que buscam otimizar seus processos, visto que tem validade legal e oferece muito mais praticidade e segurança para todos os envolvidos. 


Durante este artigo, citamos 5 tendências de digitalização no Brasil. Como você deve ter concluído, a maioria delas já é realidade e está apenas em processo de adaptação e consolidação em nosso território. 

Dessa forma, as organizações que acreditam e investem na transformação digital têm mais chances de se destacar. 

Conte com a Arquivoteca para dar um passo em direção ao futuro. Afinal, cuidar de seus documentos é nosso papel. 


mtvendas@arquivoteca.com.br | comercial@arquivoteca.com.br 

(67) 3378-3100 | (65) 3611 7999

 



Comentários

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Se Inscreva

Coloque o seu e-mail e receba a nossa Newsletter

conteudos