Conheça 7 vantagens da automatização de processos

Entenda como as ferramentas de automatização ajudam na otimização de resultados das organizações

29/03/2021


Em um mercado tão competitivo, para que uma empresa se destaque, seus gestores devem ter uma visão ampla e efetiva do negócio, concentrando seus esforços em atividades estratégicas, voltadas ao crescimento organizacional. 

Neste cenário, surgem as ferramentas de automatização de processos, que deixa as tarefas operacionais e repetitivas a cargo das máquinas. Assim, os funcionários podem focar sua força de trabalho em demandas que realmente irão contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. 

Existem inúmeras soluções capazes de tornar os processos mais produtivos, dispendendo menos tempo e recursos, além de aumentar a sua qualidade. 

Neste artigo, falaremos sobre as principais vantagens da automatização e como ela pode contribuir para a otimização dos resultados de sua empresa. Continue a leitura e confira!


O que é a automatização de processos?

Como dito anteriormente, a automatização de processos é a utilização de ferramentas e softwares para a execução de atividades operacionais e diárias de uma empresa. 

Trata-se da racionalização e otimização das funções que geram resultados para a empresa, tornando a produção mais enxuta e eficiente. Isso é possível através da integração entre sistemas, inteligência artificiais, equipamentos e pessoas, centralizando informações e facilitando o gerenciamento das tarefas. 

Desta forma, a automatização garante o cumprimento de prazos e adiciona mais qualidade aos produtos e serviços oferecidos.


Quais são as vantagens da automatização de processos?

Agilidade e qualidade são grandes vantagens da implementação de softwares de automatização. Porém, podemos citar também outros benefícios. Confira:


1. Aumento da produtividade 

Com a aplicação de metodologias ágeis e ferramentas de automatização de processos, é possível aumentar a produtividade da sua equipe, isto é, gerar melhores resultados em menos tempo. 

Através de tais ferramentas e da inteligência de negócios, as informações mais críticas sobre a realidade de sua organização estarão disponíveis em poucos cliques, sem ter que dispender tempo e recursos para acessá-las. 

Desta forma, a otimização dos processos pode ser feita em tempo real, acompanhando os objetivos estabelecidos anteriormente pela gestão. 


2. Redução de tarefas repetitivas 

No dia a dia de uma empresa, é inevitável que existam algumas tarefas repetitivas: faz parte do processo operacional. 

No entanto, elas podem tomar muito tempo dos funcionários, reduzindo sua motivação e minando sua criatividade. 

Por isso, contar com ferramentas de automatização delega tais tarefas às máquinas, permitindo à sua equipe que desempenhe funções mais estratégicas. 


3. Padronização e redução de erros

Os softwares de automatização auxiliam na padronização dos processos, o que garante a entrega de produtos e serviços com maior qualidade aos consumidores finais. 

Além disso, a produção torna-se mais confiável, pois é possível identificar com mais facilidade os pontos de melhoria, permitindo a correção de eventuais falhas que possam existir. 


4. Integração entre setores

Os softwares utilizados para a automatização dos processos permitem aos gestores reunir dados relevantes sobre o negócio. Desta forma, os funcionários de diversos setores passam a ter acesso a informações de sua competência ou atreladas às suas demandas. 

Assim, o RH pode usufruir dos indicadores da contabilidade, bem como a gestão do estoque passa a ter acesso à logística, em uma integração extremamente benéfica para a organização. 


5. Análise de desempenho 

Os dados colhidos pelos sistemas de automatização são transformados em informações-chave para a gestão, permitindo a elaboração de diagnósticos precisos a respeito do cenário interno e externo da organização. 

Através de relatórios e planilhas, compreende-se a situação de cada setor da empresa, identificando forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. 


6. Compliance/Governança

A automatização também auxilia na transparência das negociações e na governança da empresa. Isso porque os softwares e ferramentas permitem registrar tudo o que é mais importante para manter a credibilidade da empresa: pagamento de impostos, observação dos procedimentos de segurança, planejamento estratégico da gestão de qualidade, bem como outras questões passíveis de fiscalização e punição.


7. Maior competitividade

As vantagens citadas anteriormente contribuem imensamente para que a empresa obtenha maior competitividade ao implementar sistemas de automatização. 

Além disso, com a racionalização e documentação de todos os processos, os gestores podem realizar alterações relevantes em sua forma de atuação, geralmente em tempo real. Assim, cria-se um ciclo de aperfeiçoamento–avaliação–aperfeiçoamento, que certamente irá aumentar a entrega de valor ao consumidor, aumentando sua reputação e lucratividade no mercado. 


Neste artigo, falamos sobre a importância da utilização de técnicas de automatização de processos e como elas podem potencializar os resultados da sua organização. 

Na Arquivoteca, você conta com soluções desenvolvidas especialmente para tornar a rotina de sua empresa mais ágil e competitiva, gerenciando tarefas e documentos de forma efetiva. 

Conte com a Arquivoteca para dar um passo em direção ao futuro. Afinal, cuidar de seus documentos é nosso papel. 


mtvendas@arquivoteca.com.br | comercial@arquivoteca.com.br 

(67) 3378-3100 | (65) 3611-7999

Comentários

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Se Inscreva

Coloque o seu e-mail e receba a nossa Newsletter

conteudos