Como o Business Intelligence pode otimizar seus resultados?

Entenda como a Inteligência de Negócios auxilia na aplicação de estratégias mais efetivas.

18/03/2021


Conduzir um negócio de maneira assertiva envolve considerar os riscos e as potencialidades, pautando-se no planejamento e na definição de estratégias. 

Portanto, é indispensável que os gestores tenham acesso a dados e informações relevantes sobre seus processos internos, seus consumidores e sua concorrência. 

O Business Intelligence - BI (Inteligência de Negócios) é um conjunto de ferramentas utilizadas para colher dados de diferentes áreas da organização, transformando-os em informações e em conhecimentos úteis, que podem servir de base para as decisões estratégicas da empresa. 

Neste artigo, falaremos sobre o conceito de BI e como ele pode tornar a gestão da sua empresa mais efetiva e rentável,  destacando-se da concorrência e dando respaldo para ações futuras. Continue a leitura para saber mais!


O que é Business Intelligence e como ele pode ser aplicado em sua empresa

De forma geral, Business Intelligence denomina todos os processos de coleta, monitoramento, organização e análise de dados relevantes e valiosos para a empresa em questão. 

Mais do que coletar dados, o BI os transforma em informações inteligíveis, claras e simples, que posteriormente serão utilizadas para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. Dessa forma, os gestores poderão repensar a maneira como conduzem seus investimentos e aproveitar todo o potencial que a empresa possui. 

Independentemente do ramo de atuação da empresa, a implantação e o uso do BI envolvem algumas etapas. Saiba quais são elas:


Processo de coleta de dados

Nessa etapa, definem-se os dados que serão coletados, podendo estar relacionados aos custos operacionais, à produtividade da equipe e até mesmo à identidade da marca e sua reputação no mercado. 


Organização das informações

Como já dito, os dados coletados se transformarão em informações precisas sobre o negócio. Para que isso aconteça, é necessário organizar o conteúdo de forma clara e objetiva. Os bancos de dados são importantes aliados nessa etapa, uma vez que estruturam tais elementos de forma mais visual. 


Análises precisas 

De posse de tais informações estruturadas, os gestores já podem realizar análises sobre a conjuntura atual do negócio, identificando pontos de melhoria e apontando aspectos que devem ser mantidos para atingir os objetivos estabelecidos. 


Tomada de decisões

Feitas as análises do cenário interno e externo da organização, é possível tomar decisões muito mais assertivas, baseando-se em fatos e não apenas em projeções ou especulações. Assim, as ações tomadas estarão respaldadas em dados concretos. 


Monitoramento dos resultados

É preciso monitorar e mensurar os resultados obtidos a partir das decisões tomadas anteriormente, identificando outros pontos de melhoria ou confirmando sua assertividade. 

Note que esse processo é contínuo, cíclico. A produção de dados é ininterrupta - e cabe aos gestores aproveitarem as informações oferecidas em tempo real para aprimorarem sua atuação e otimizarem seus resultados. 


Quais são as vantagens do Business Intelligence para sua empresa 

Entender como funcionam os processos do BI certamente já oferece uma visão geral sobre a importância dessa ferramenta para tornar sua empresa mais competitiva. 

Mas existem outros benefícios inerentes à utilização da inteligência de negócios, confira:


Gerenciamento de informações 

Diversas ferramentas permitem que as empresas organizem seus documentos de forma efetiva, facilitando o acesso e otimizando os processos. 

No entanto, mais do que disponibilizar dados e documentos, é preciso sistematizá-los, de modo que possam ser utilizados para garantir maior assertividade nas decisões gerenciais. 

E é justamente esse o papel do BI: transformar meros registros contábeis e administrativos em informações estratégicas. 


Visualização em tempo real 

Para analisar os cenários interno e externo da empresa, é imprescindível que os gestores visualizem em tempo real os pontos de interesse. 

Desta forma, a inteligência de negócios ajuda a transformar números em informações visuais consolidadas, tornando padrões mais claros e facilitando a previsão de tendências. 


Otimização de processos 

Uma vez que o Business Intelligence coleta dados de todos os setores da empresa e os estrutura de forma clara, os gestores passam a ter um conhecimento mais profundo do negócio, facilitando a análise dos pontos de melhoria e a identificação dos processos que devem ser implementados. 

Mais do que isso, o BI otimiza tempo e recursos, porque as questões administrativas tornam-se mais simples. 


Prevenção de riscos

O Business Intelligence permite que as empresas tenham uma visão integral de seu próprio negócio, o que significa que será possível prever os riscos inerentes a sua gestão. 

Desta forma, o BI torna os riscos muito mais controláveis e reversíveis, diminuindo os erros e os transtornos durante os processos.


Destaque no mercado

Ao analisar o mercado de atuação, a concorrência e os diferenciais exigidos pelos consumidores, é possível criar estratégias mais assertivas para que sua empresa se destaque no segmento. 

Com a inteligência de negócios, sua organização passa a operar de maneira mais centrada, com foco em resultados positivos tanto para seus processos internos quanto para os clientes finais. 


Neste artigo, apresentamos o Business Intelligence e descrevemos como ele pode atuar para a construção de uma empresa mais sólida e adequada às necessidades do mercado em que atua.

O conceito de Business Intelligence envolve a transformação de dados brutos em informações importantes e estratégicas para uma empresa. Como o ritmo de produção de informação nas corporações têm crescido, é importante contar com essa ferramenta para unir, processar e extrair conteúdos úteis e relevantes em meio à imensidão de dados gerados no dia a dia de sua empresa e entregá-los de forma estruturada aos gestores.

A Arquivoteca atua na implementação e na manutenção do BI em empresas dos mais diversos segmentos. 

Entre em contato para mais informações e dê um passo em direção ao futuro!


mtvendas@arquivoteca.com.br | comercial@arquivoteca.com.br 

(67) 3378-3100 | (65) 3611 7999

Comentários

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Se Inscreva

Coloque o seu e-mail e receba a nossa Newsletter

conteudos