Saiba como fazer uma procuração eletrônica

Entenda como esse novo formato do documento pode facilitar a rotina de sua empresa

22/02/2021


Imagine que você precisa transferir poderes para outra pessoa, nomeando-a como representante para a entrega de documentos ao Fisco por mandado. 

Se optar por fazer isso da forma tradicional, o processo será o seguinte: acessar o site da Receita Federal, imprimir um formulário específico, assiná-lo, reconhecer firma e entregar ao seu procurador, que deverá agendar um horário em uma unidade da Receita apenas para validar o documento presencial e manualmente. 

Com a procuração eletrônica, você pode acelerar esse processo, reduzindo a burocracia e adicionando praticidade para a rotina empresarial. 

Assim como no formato tradicional, a procuração eletrônica é o documento por meio do qual uma pessoa designa outra de sua confiança como seu representante legal para agir em seu nome em determinadas situações. 

Com esse mandado eletrônico, é possível solicitar documentos públicos de sua empresa por meio de funcionários nomeados sem perder tempo em filas. Quer saber como? Continue a leitura para descobrir! 


Como fazer uma procuração eletrônica?

O processo para a criação de uma procuração eletrônica é bastante simples, mas só poderá ser realizado se todos os envolvidos (outorgante e outorgado) possuírem um certificado digital, uma modalidade de assinatura eletrônica. 

De posse de seu certificado digital, basta seguir os seguintes passos:

1) Através dos navegadores Internet Explorer, Google Chrome, Firefox ou Safari, acesse o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br);

2) Clique em “Atendimento Virtual” e depois “Certificado Digital” para acessar o seu e-CAC;

3) Na página inicial do e-CAC, selecione a opção “Senhas e Procurações”;

4) Clique em Cadastro, Consulta e Cancelamento – Procuração para e-CAC;

5) Em Cadastro, identifique os dados do procurador (CNPJ ou CPF), o tempo de vigência da procuração (que pode ser de até 5 anos) e selecione o que procurador poderá fazer em seu nome (e-financeira, declaração de IRPF, DOI, parcelamentos, pagamentos, leilões eletrônicos, Sped, entre outros);

6) Clique em Cadastrar procuração;

7) Aguarde o aviso do Java e clique em executar;

8) Confirme os dados cadastrados estão corretos e clique em Assinar documento;

9) Insira a senha do seu Certificado Digital;

10) Após a exibição da mensagem de confirmação, clique em ok. O processo foi concluído e a procuração foi cadastrada. 


Quais são as vantagens da procuração eletrônica para a minha empresa?

Conforme dito anteriormente, a procuração eletrônica tem o objetivo de outorgar poderes jurídicos de uma pessoa para outra, permitindo a realização de tarefas como assinatura de documentos, fechamento de negócios, efetivação de contratações e representação perante órgãos públicos. 

Confira a seguir algumas das vantagens dessa modalidade do documento:


Segurança máxima 

Uma vez que é assinada por certificados digitais, a procuração eletrônica conta com um sistema de criptografia assimétrica, isto é, padrões criptográficos cuja robustez matemática torna praticamente impossível a “quebra” de tais códigos. 

Desta forma, a procuração eletrônica é a forma mais confiável de se transferir poderes a terceiros, sem risco de fraudes. 


Rapidez na autenticação e despacho de procurações

Por ser feita pela internet, a procuração eletrônica permite que você envie o documento a um outorgado que esteja em outra cidade ou estado, por exemplo, sem a necessidade de envio físico por correios ou enfrentamento de filas nas unidades da Receita Federal.


Centralização das informações e facilidade na gestão de documentos

Com a procuração eletrônica, você elimina aquelas pilhas de papéis espalhados pelas mesas do escritório e pode acessar os documentos armazenados na nuvem. Isso certamente economizará tempo e aumentará a produtividade da sua equipe.


Comodidade e economia 

Com a versão eletrônica desse documento, você amplia seu campo de ação, podendo fechar acordos e dar andamento aos processos de qualquer local e em qualquer aparelho móvel. 

Além disso, como não será mais preciso recorrer a cartórios para reconhecimento de firma, haverá uma economia considerável com essas chancelas. 


Ao longo deste artigo, você pôde conferir como realizar uma procuração eletrônica e quais são as vantagens dessa nova modalidade de documento.

Além de facilitar a rotina organizacional, o mandado eletrônico é uma prova de que a transformação digital já é uma realidade dentro das empresas - e que pode garantir um diferencial competitivo importante em relação ao mercado. 

Conte com a Arquivoteca para criar sua assinatura digital e facilitar o processo de procuração. Afinal, cuidar de seus documentos é nosso papel. 


Entre em contato para mais informações e dê um passo em direção ao futuro!


mtvendas@arquivoteca.com.br | comercial@arquivoteca.com.br 

(67) 3378-3100 | (65) 3611 7999



Comentários

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Se Inscreva

Coloque o seu e-mail e receba a nossa Newsletter

conteudos